PEGANDO RABEIRA

Comentários cruzados a respeito de matérias publicadas na grande imprensa.

21.5.04

A PRISÃO DE ABU GHRAIB E A ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

“A Câmara dos EUA aprovou, por 308 votos a 114, uma emenda à lei de Orçamento da Defesa para o ano fiscal de 2005, votada ontem, que destina recursos para a demolição da prisão de Abu Ghraib, palco dos abusos e humilhações impostos por americanos a prisioneiros iraquianos.”
Segundo um de seus proponentes, o deputado Curt Weldon, “os abusos ocorridos em Abu Gharib “ realmente criaram uma percepção ruim [sobre os EUA] entre os iraquianos. Por isso, vamos derrubá-la. Vamos nos livrar dela”.
Ou seja, ao invés do esperado vamos ser sérios nesse negócio e punir os responsáveis pela deplorável humilhação impingida àquelas pessoas presas sem nenhum direito de defesa e sem qualquer acusação formal (tanto é que o próprio secretário americano da defesa, Mr.Rumsfeld, foi até lá pra fazer uma mediazinha e liberou umas trezentas pessoas que estavam mofando lá dentro...), resolveram “democraticamente” demolir o prédio que poderia servir como símbolo para a resistência iraquiana.
A própria imprensa americana vem noticiando que os prisioneiros eram obrigados a quebrar seus códigos morais e religiosos ao serem forçados a comer carne de porco, beber álcool, se masturbar em frente das soldados e até mesmo a pegar comida de dentro de vasos sanitários (privadas mesmo!) para ter o que comer.
Curiosamente os EUA, que estão investindo uns USD50 milhões só para bancar hollywoodianamente o julgamento de Sadam Hussein, negam-se a gastar uns poucos tostões para apurar e colocar tudo às claras e condenar os culpados pelos atos famigerados e infames ali praticados.
Preferiram o caminho mais fácil ao caminho correto. E vão pagar por esse erro tático mais à frente.
A decisão norte-americana seria semelhante a querermos destruir todos os prédios da Esplanada dos Ministérios só porque alguns servidores públicos descarados fazem coisas que não deveriam fazer.
Espero que ninguém lá na Câmara dos Deputados queira copiar esta idéia. Já imaginou?